Página inicial > Últimas Notícias > Sistema Eletrônico de Informações começa a ser implantado na UFAM

Sistema Eletrônico de Informações começa a ser implantado na UFAM

• Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 07h19
  • Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 12h54

Desde quinta-feira, 5 de julho de 2018, o Sistema Eletrônico de informações da Universidade Federal do Amazonas (SEI/Ufam) inicia a primeira fase (projeto-piloto) de implantação com o recebimento de Ofícios no âmbito da Administração Pública Federal.

A Reitoria, Vice-reitoria, Chefia de Gabinete, Diretoria Executiva (Direx) e Auditoria são as primeiras unidades da Ufam que recebem o sistema eletrônico que dentre os benefícios contemplará: a modernização administrativa, redução de custos, transparência e responsabilidade socioambiental.

De acordo com a presidente da Comissão de Implantação do SEI/Ufam, a arquivista Hebe Do Carmo, seguindo determinação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) para o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito da Administração Publica Federal, a Ufam, desde agosto de 2017, criou a Comissão de Implantação do Sistema Eletrônico de Informação, no sentido de coordenar as ações envolvidas na realização do projeto de implantação e na capacitação dos servidores da instituição na utilização do SEI, uma vez que, segundo a presidente, a Universidade não possuía nenhum sistema eletrônico de processos.

Hebe Do Carmo, presidente da Comissão de Implantação do SEI/Ufam

Segundo a presidente, a implantação está sendo realizada de forma gradativa, abarcando nessa primeira etapa a Reitoria, a Vice-Reitoria, Chefia de Gabinete, Direx e Auditoria, em razão dessas unidades receberem ofícios disponibilizados pelos órgãos de controle, como por exemplo, os Ministérios Público Federal (MPF), do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), da Educação (MEC), Advocacia Geral da União (AGU), Defensoria Pública da União (DPU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU).

“Nesse sentido, a UFAM está se adequando gradativamente, buscando fazer sua reestruturação no âmbito da gestão administrativa, para que, em seguida, implante esse serviço em outras Unidades da Universidade”, comenta a presidente.

Para Do Carmo, o Ministério do Planejamento visando agilizar os processos administrativos por meio do SEI, e por se tratar de uma solução para processo eletrônico, realiza via cooperação técnica com o TRF4, sem ônus para administração pública federal.

Nesse sentido, a presidente solicita a compreensão e o apoio das unidades nessa fase de transição e de mudança de paradigma, ou seja, de documento em papel para documento eletrônico.   “Por isso que, precisamos incorporar o SEI passo a passo verificando e fazendo levantamento nas unidades, dos usuários, dos tipos documentais e dos processos. Assim sendo, contribuirá no remodelamento e na modernização da Universidade, com novos procedimentos administrativos e de gestão documental ", disse a presidente.

Para mais informações sobre o funcionamento do SEI, o interessado deve acessar o site: www.portalsei.ufam.edu.br, email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.   ou pelo telefone (92) 3305-1181 Ramal 2763

Fonte:  www.ufam.edu.br -  Por Sebastião de Oliveira  (Equipe da Ascom - UFAM)